sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Gripe Suina: Paranóia ou Realidade?

Nas últimas semanas, um assunto que não sai de pauta, independentemente do veículo de comunicação, é a Gripe Suína, a Influenza A (H1N1) ou a Gripe A. Todos sentem medo, mas ninguém sabe o seu real perigo.

É a partir desse sentimento que três professores de pós-graduação em Epidemiologia, Gestão e Políticas de Saúde da Universidade de Lanús, na Argentina, publicaram no último dia 11 um artigo intitulado Gripe A: Paranóia, Conspiração ou Pandemia? analisando este fenômeno a partir da economia, da epidemiologia e de seu impacto na sociedade. Além disso, destacam a abordagem dada pela mídia e também outras pandemias que ocorrem em todo o mundo matando milhões e milhões de pessoas, porém continuam em silêncio, dentre elas a tuberculose, doença de Chagas, leishmaniose, acidentes de carro, homicídios, dependência de drogas, fome, sede, etc, etc, etc.

Para estes docentes, desde o surgimento da gripe suína (que desbancou a gripe aviária e chegou a mudar de nome por pressões econômicas), passando pela sensação de catástrofe, pela desinformação, pelo autocuidado, pela automedicação e até pelo isolamento social, é possível que a gripe suína passe também por uma última fase de esquecimento e saída da agenda midiática.

Pois esse é exatamente o que denuncia o recente documentário publicado na Internet batizado de Operação Pandemia, do também argentino Julián Alterini, que tenta responder a pergunta: O que se esconde por trás da gripe suína? A versão em espanhol já alcançou quase meio milhão de acessos em poucos dias.

Este vídeo, agora legendado, ajuda a corroborar o que parecia ser apenas uma hipótese no artigo dos epidemiologistas argentinos citado acima. Toque o play!

Observação:

1) Por ser mencionada neste documentário, o Blog Ética nos Negócios enviou mensagem ao CEO da Roche (fabricante do Tamiflu) no Brasil, Ernest Egli, mas até a publicação deste post não havia recebido nenhum tipo de retorno.

2) Leia a entrevista do principal executivo da Roche no país publicada na Revista Época, no início de 2006, em que já previa que um surto global de gripe (na época, a aviária) é praticamente inevitável e que o mundo não está preparado para combater a doença.
Categoria: Pessoas e blogs
http://www.youtube.com/watch?v=wNOsrDZ53XY&feature=related

© 2008 Por *Templates para Você*